Pesquisa das Pontes

 Arco da inovação

 

Localizada na cidade de São José dos Campos, o chamado  Arco da Inovação teve um custo total de R$ 64 milhões, essa obra vai melhorar o transito na região da rotatória do Colinas

 Foi projetado pelo engenheiro Catão Francisco Ribeiro, considerado o ‘pai das pontes estaiadas’. Premiado internacionalmente por seus cálculos em curva, também foi o responsável pela ponte Octávio Frias de Oliveira, na cidade de São Paulo.


O Arco da Inovação será única ponte do Brasil em arco e curva. O projeto prevê que, sob a ponte na rotatória do Colinas, sejam construídos dois viadutos (superior e inferior), que servirão de ligação entre as avenidas Jorge Zarur (sentido bairro) e Cassiano Ricardo. Esses acessos ficarão em formato de “x”.




Ponte das Correntes


Localizada em Budapeste, Hungria é a mais antiga e bela das Pontes de Budapeste. Construída em 1849, a Ponte das Correntes, ou Széchenyi Lánchíd, em húngaro  Sua obra, que demorou mais de 20 anos para ser finalizada, marcou a história da Hungria, com a união então de três cidades distintas, que ficam as margens do rio Danúbio. Buda, Peste e Obuda.

Seu nome oficial é uma homenagem ao principal apoiador de sua construção, o Conde István Széchenyi. Considerada uma das maravilhas da engenharia moderna, a Ponte das Correntes proporcionou um grande avanço na economia do país, bem como na cultura do povo húngaro.

A atual Ponte das Correntes não é a que se construiu há mais de 150 anos, e sim uma reconstrução dessa. Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães explodiram todas as pontes da cidade. A nova ponte foi inaugurada em 1949, 100 anos depois que a primeira.

No momento da sua abertura com a sua 380m de comprimento e 16m de largura foi a maior ponte da Europa, a segunda do mundo, e uma maravilha da engenharia.

Sua maior extensão é 202m e cada faixas de pedestres tem uma largura de 6.45m.

Apenas duas torres decoradas com abóbada de pedra Brasão do Hungarian da servir para apoiar estrutura de ferro robusto pesa aproximadamente 5.200tn e seções de correntes de ferro gigantes que manter a ponte de duas pistas em suspensão e dar o nome de chain bridge.

Dois leões de pedra em cada extremidade, do escultor János Marschalko, guardando a ponte.








Referências Bibliográficas:


https://www.sjc.sp.gov.br/media/47174/2632-cartilha-arco-da-inovac-a-o-final.pdf

https://mundovastomundo.com.br/sao-jose-dos-campos/arco-da-inovacao/

https://marthario.com.br/pontes-famosas-pelo-mundo/

https://www.tudosobrebudapeste.com/ponte-correntes

https://percasedescubrase.com.br/destinos/ponte-correntes-budapeste/

https://pt.wikiarquitectura.com/constru%C3%A7%C3%A3o/ponte-das-cadeias/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto do Foguete

Relações trigonométricas básicas

Eletroscópio de Folhas